Depois do terrível final de semana de estreia, as projeções finais para X-Men: Fênix Negra não são nada animadoras.

De acordo com o Deadline, o filme deve arrecadar cerca de 33 milhões de dólares nos Estados Unidos no final de semana. Mundialmente, o longa tem previsão de arrecadação em torno de 140 milhões. Já a bilheteria final, tem previsão de arrecadação em torno de 300 a 320 milhões de dólares. Existe a possibilidade de o número cair ainda mais ao longo da exibição.

X-Men: Fênix Negra, teve um custo de produção, marketing e afins estimado em 350 milhões de dólares, com isso o longa pode acabar no prejuízo de cerca de 100 a 120 milhões se forem considerados as produções pós-exibição nos cinemas, como home vídeos por exemplo. Normalmente um longe precisa que o orçamento bruto seja o dobro dos gastos para ser considerável rentável.

Ainda é cedo para especular o porquê X-Men: Fênix Negra falhou nas bilheterias. Mas há quem aposte na aquisição da Fox pela Disney. Isso quer dizer que os personagens serão inseridos em algum momento no Universo Cinematográfico da Marvel, e isso pode, de certa forma refletir na bilheteria do atual longa.

Uma fonte ligada ao Deadline apostou que a culpa é do marketing do filme. Até citou a atriz Sophie Turner como mal utilizada pela produção.

“Sophie Turner é uma atriz bonita, e eles nunca mostraram isso cm nenhum dos materiais de marketing. Em vez disso, eles a faziam parecer um zumbi.”